Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Escola de Educação Especial

A APAE Bauru possui Escola de Educação Especial autorizada a oferecer atendimento escolar na Modalidade de Educação Especial nos Níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional - Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores – Nível Básico.

O objetivo é assegurar os direitos dos educandos com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro do autismo (TEA), associados à deficiência intelectual, viabilizando o acesso à modalidade de Educação Especial em Escola Especializada, em caráter substitutivo.

A Educação Profissional visa dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, oferecendo capacitação, encaminhamento e acompanhamento profissional, aos alunos com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro do autismo (TEA), que completaram 14 anos, oriundos do Ensino Fundamental da Escola da APAE, da Rede Municipal e Estadual, e alunos que já concluíram o Ensino Fundamental e Médio.

Para tanto, a Escola oferece atendimento educacional especializado com metodologias adequadas às necessidades específicas e individuais, com conteúdos curriculares que integram conhecimentos úteis ao exercício da cidadania, incorporados a valores éticos que contemplam a autoestima e atitudes adequadas ao convívio social.

A metodologia do trabalho pedagógico é focada no Currículo Funcional Natural na Abordagem Ecológica, que facilita o desenvolvimento de habilidades essenciais em todas as etapas do desenvolvimento, dentro do contexto ecológico-comunitário. Tem como ponto de partida procedimentos de ensino compatíveis com as capacidades do aluno, propiciando oportunidades para que o mesmo atue da melhor forma possível no ambiente, tornando-se mais criativo, independente e produtivo.

A equipe é formada por Diretor Escolar, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Cuidadores, Secretária Escolar e Equipe de Apoio.

Atualmente a Escola atende aproximadamente 500 alunos.

Para atendimento na Escola de Educação Especial da APAE o aluno deve ser encaminhado pela Diretoria de Ensino ou pela Secretaria Municipal de Educação.

O horário de funcionamento da escola é segunda-feira à sexta-feira das 7h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h30. Telefone 14 3106-1252.

 

Modalidades de atendimento:

Ensino Fundamental
Escolarização básica - 6 a 14 anos

Atividade Socioeducacional - ASE
A partir de 15 anos

Educação Jovens e Adultos

Programa de Educação Profissional
A partir de 14 anos

 

Financiamento:

  • Secretaria de Educação do Estado
  • Secretaria de Educação do Município
  • Recursos Próprios

 

APAE Bauru
Av. José Henrique Ferraz, 20-20
Residencial Parque Granja Cecília - Bauru - SP
CEP 17054-697
TEL: (14) 3106-1252

Endereço:
Avenida José Henrique Ferraz, 20-20 • Bauru • SP
E-mail:
midiabauru@apaebrasil.org.br
Telefone:
(14) 31061252