Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Serviço de Proteção Social Especial: Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva da APAE Bauru é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/caderno_residencias_inclusivas_perguntas_respostas_maio2016.pdf).

A Residência Inclusiva tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudança do paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade. Dispõe de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas. Tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

O espaço físico da Residência promove um ambiente acolhedor, com estrutura física adequada e infraestrutura necessária, de forma a atender as diversidades e especificidades existentes e minimizando barreiras que impedem a utilização do espaço e o bem estar de cada jovem e adulto com deficiência, com dependência.

Na APAE Bauru o serviço visa propiciar aos residentes um espaço saudável, organizado e bonito oferecendo um acolhimento digno e próximo de um ambiente familiar. Além de atender as necessidades básicas dos residentes, também promove afetividade, educação, saúde e lazer buscando o fortalecimento pessoal e social, a autonomia e independência, respeitando a individualidade, a diversidade e oferecendo real oportunidade de inclusão social.
Durante todo período de abrigamento a equipe busca propiciar a fortalecimento de vínculos aproximando o residente da família, quando existe a possibilidade.

No ano de 2011, a APAE inaugurou a Residência Masculina com dezoito meninos e em 2014 inaugurou a sede própria da Residência Feminina, serviço existente desde 2007. 

 

Público Alvo

Jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Beneficio de Prestação Continuada-BPC, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e/ ou que estejam em processo de desinstitucionalização de instituições de longa permanência.

 

Objetivos do Serviço ofertado na Residência Inclusiva

Os objetivos do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência, ofertado na Residência Inclusiva são:

 1. Ofertar de forma qualificada a proteção integral de jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência;

2. Promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, na vida comunitária e social;

3. Contribuir para a interação e superação de barreiras;

4. Contribuir para a construção progressiva da autonomia, com maior independência e protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária.

 

Equipe

Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Cuidador e Equipe de Apoio.

 

Meta de Atendimento

28 residentes

 

Funcionamento

Ininterrupto (24 horas)

 

Localização

As Residências Inclusivas estão inseridas em áreas residenciais na comunidade, sem distanciar excessivamente do padrão das casas vizinhas, nem, tampouco, da realidade geográfica e sociocultural dos usuários. Por outro lado, é importante garantir que o imóvel seja devidamente adaptado, amplo e arejado o suficiente para propiciar conforto e comodidade, além de se localizar em região de fácil acesso e que ofereça recursos de infraestrutura e serviços. Os parâmetros para a implantação considera a realidade local, sem, todavia, perder a qualidade do Serviço prestado e do ambiente. A inserção das residências na comunidade possibilita a construção de estratégias de articulação com a vizinhança e com os bens e serviços disponíveis na localidade. A interação e convivência são construídas no cotidiano, propiciando ao indivíduo e sua família aproximação, trocas e sentimento de pertencimento.

Residência Feminina: Jd. Ferraz

Residência Masculina:  Vila Pacífico

 

Financiamento
. SEDS - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social com Supervisão DRADS - Diretoria Regional de Desenvolvimento Social
. SEBES - Secretaria Municipal do Bem-Estar Social
. Recursos próprios


Modelo bem sucedido a ser replicado
O serviço de proteção institucional da APAE Bauru já foi considerado modelo bem sucedido a ser replicado em um fórum internacional de discussão sobre residências inclusivas promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e pelo Ministério de Desenvolvimento Social- MDS.

Clique para vizualiza o ANAIS do evento

Endereço:
Avenida José Henrique Ferraz, 20-20 • Bauru • SP
E-mail:
midiabauru@apaebrasil.org.br
Telefone:
(14) 31061252