Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Serviço de Proteção Social Especial: SEID

O SEID é um serviço que oferta atendimento especializado às pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia. Além disso, estende-se o atendimento as famílias dos usuários e/ou cuidadores.

O serviço é uma parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES) com o objetivo de propiciar às pessoas com deficiência e idosas com algum grau de dependência, condições de vivenciar situações que gerem bem-estar físico, mental e/ou ocupacional, garantindo resultados positivos para sua realização pessoal e inclusão social.

Os usuários participam de atividades sócioeducativas como: oficinas de artesanato, arte culinária e demais atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer.

É prestado ainda atendimento aos familiares dos usuários em serviço domiciliar uma vez na semana. Este, realizado por assistentes sociais, psicólogas, terapeuta ocupacional, cuidadores e educadores, visando o bem-estar físico, mental e melhoria da qualidade de vida dos usuários em seu ambiente familiar.

O SEID ainda tem por atribuição realizar estudo de caso com CREAS e CRAS rotineiramente.

Mais do que nunca a instituição pôde constatar e desempenhar com clareza o papel da Assistência Social, uma política pública de grande importância para a população usuária da APAE.

 

Caracterização do usuário atendido – Elegibilidade

Pessoas com deficiência, idosas com algum grau dependência, seus cuidadores e familiares com vivência de violação de direitos que comprometem sua autonomia. 

 

Objetivo

Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosas, seus cuidadores e suas famílias.

 

Objetivos específicos

  • Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência;
  • Prevenir o abrigamento e a segregação dos usuários do serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
  • •Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais das demais políticas públicas setoriais e do Sistema de Garantia de Direitos.

 

Equipe

Assistente Social/Coordenadora, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Social, Cuidador Social e Equipe de Apoio.

 

Meta de atendimento

219 usuários seus familiares e/ou cuidadores.

 

Funcionamento

De segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Os atendimentos são oferecidos ao usuário em esquema de rodízio, de 02 a 03 vezes na semana, em período de 04 horas diárias, conforme avaliação de equipe técnica.

 

Financiamento

Secretaria de Bem Estar Social do Município de Bauru – SEBES

Recursos Próprios

 

SEID - Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

 

APAE Bauru
Av. José Henrique Ferraz, 20-20
Residencial Parque Granja Cecília - Bauru - SP
CEP 17054-697
TEL: (14) 3106-1252

Endereço:
Avenida José Henrique Ferraz, 20-20 • Bauru • SP
E-mail:
midiabauru@apaebrasil.org.br
Telefone:
(14) 31061252